7 Dicas para controlar o peso com sucesso

7 Dicas para controlar o peso com sucesso

Controlar o peso com sucesso significa: – equilibrar a alimentação.  Cuidar para que as calorias adquiridas estejam equiparada à energia gasta no decorrer das atividades diárias. Hábitos de comportamento são desenvolvidos em todas as áreas de vida, incluindo o que e como se come e o quanto se exercita ou não. Tais hábitos são construídos ao longo dos anos, por isso, não é uma tarefa fácil muda-los. Se o controle de peso parecer uma tarefa difícil, mais uma razão para se comprometer seriamente com a mudança dos hábitos.

Aqui vão algumas regras para ajudar:

1 – Comer apenas o necessário

A chave para controlar o peso é equilibrar as calorias consumidas com as que são gastas durante as atividades diárias. Muitas pessoas comem muito mais do que precisam e o excesso de calorias é armazenado como gordura. Quanto mais ativo se é, mais se pode comer – e ainda assim manter um peso saudável.  Nesse sentido, adquirem-se benefícios tanto de atividade física quanto do controle de peso.

2 – Satisfazer a fome com frutas e legumes

Como há um limite de calorias que se pode consumir diariamente, quando se quer manter ou perder peso, é melhor concentrá-las em alimentos que tem as vitaminas e os sais minerais necessários para o bom funcionamento do organismo, como frutas e legumes, em vez de consumir “calorias vazias” ou fast-food. Apenas duas por porções de legumes numa refeição podem satisfazer a fome e reduzir a vontade de beliscar comidas sem valor nutritivo. Da mesma forma, comer uma maçã uma hora antes da refeição pode ajudar a comer menos durante a refeição.

3 – Eliminar alimentos gordurosos

As gorduras têm mais do dobro de calorias, por peso, que os carboidratos ou as proteínas. Por isto, se  quer comer o suficiente cortando calorias para não ter fome, deve-se consumir alimentos sem gordura. Mesmo os óleos saudáveis contêm 99 calorias por colher de sobremesa, portanto deve se limitar a quantidade de frituras e substituir os alimentos lácteos integrais por desnatados e light.

4 – Reduzir os lanches calóricos

Se houver fome entras refeições, deve se optar por algo saudável, como legumes crus e frutas.

Se há a tendência de se comer por tédio ou hábito, deve se identificar as situações que disparam o impulso de comer e lidar com ele.

Qualquer alimento, cujo o primeiro item na lista de ingredientes do rótulo for o açúcar, deve ser rico em calorias e pobre em valor nutricional. Apesar da crença popular de que algumas pessoas são “formigas”, qualquer um pode se habituar a menos açúcar nos alimentos. Se for muito difícil, deve se acostumar o paladar, reduzindo aos poucos os doces.

5 – Combater a armadilha do cansaço

A sensação de cansaço, pode levar as pessoas a escolherem alimentos que dão um rápido impulso de energia como, por exemplo, o chocolate. Contudo, uma dieta bem balanceada, rica em vitaminas e minerais é capaz de ajudar a manter os níveis de energia.

6 – Frequentar um grupo de apoio

Grupos de apoio  podem oferecer conselhos sensatos, dar avaliações de peso regulares e suporte psicológico, que realmente ajudam sustentar a motivação a longo prazo, necessária quando se está tentando perder ou manter o peso.

7 – (Dica) Exercícios e controle de peso

Exercício regular é essencial para o controle do peso a longo prazo, pessoas que se exercitam pelo menos três vezes por semana têm mais probabilidade de perder peso, e não o recuperar, do que as que não fazem nenhum exercício.

Exercícios de musculação, como levantamento de peso, também ajudam, já que aumentam a massa muscular, o que leva o organismo a queimar mais calorias, mesmo em descanso.

Para incorporar com sucesso uma atividade física no dia a dia, deve se optar por uma que se goste, começar devagar, e se esforçar para mantê-la. A grande vantagem da atividade física é que proporciona bem-estar, estimulando a vontade de fazer de novo.

Os exercícios combate ao cansaço, quando se começa a praticar exercícios, passa se a dormir melhor, as dores diminuem, a percepção da vida fica mais otimista e o cansaço desaparece.

Fonte : Guia de Alimentação Saudável

Envie seu comentário