Benefícios do Kefir

Benefícios do Kefir

A ingestão regular de kefir, poderá trazer diversos benefícios à nossa saúde, ajudando nos processos metabólicos. Por ser um produto de fácil digestão e uma ótima fonte de proteína e cálcio, o kefir pode ser incuído como parte de sua dieta diária.

Seus benefícios vão desde os primeiros anos de vida de um bebê, até a fase adulta em sua melhor idade. Para os bebês, o kefir colabora para o desenvolvimento saudável do aparelho digestivo. Além de ser rico em vitamina B12, B1 e vitamina K, ele também é considerado como uma ótima fonte de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação de outras vitaminas do complexo B.

Kefir

Confira abaixo alguns benefícios deste probiótico.

1. Possui propriedades anti-tumorais, antibacterianas e antifúngicas. Um trabalho experimental realizado no Japão, mostrou que o consumo regular do kefir pode proteger nosso corpo das células cancerígenas. O seu uso antes da exposição ao câncer, reduz consideravelmente as chance do desenvolvimento da doença. Caso o uso venha após a exposição ao câncer, o crescimento e a velocidade de crescimento do câncer também serão reduzidos.

2. O kefir tem se mostrado muito eficiente no tratamento de pacientes que sofrem de AIDS, pois aumenta a imunidade do corpo em grande escala, atuando ainda como desintoxicante sobre a grande carga de medicamentos que os paciente são submetidos.

3. Auxilia no tratamento de desnutrição, promovendo uma absorção orgânica muito maior de vitaminas, proteínas e sais minerais. Principalmente a vitamina B12.

4. É essencial para a saúde do cérebro por conter aminoácidos, como o triptofano, que traz muitas vantagens se consumido diariamente. Esta substância age como um antidepressivo natural, pois é a matéria-prima da serotonina, hormônio que é responsável pelo bom humor, além de fornecer um sono saudável.

Kefir

5. Ajuda no restabelecimento e equilíbrio da flora intestinal, combatendo as bactérias que são nocivas a nossa saúde, substituindo-as por bactérias benéficas.

6. Auxilia na redução dos níveis do LDL (mau colesterol sanguíneo).

7. Atua no sistema imunológico, aumento a resistência a doenças e infecções.

8. Atua também na cura da síndrome do intestino irritável. Ou seja, qualquer doença que esteja relacionada ao intestino, como diarreia persistente ou constipação, gases, muco nas fezes, sensação de inchaço, dor abdominal e/ou cólica.

9. Auxilia no tratamento de escleroses.

10. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares como infarto e arteriosclerose.

11. Auxilia também na cura de doenças de estômago como gastrite, úlceras e na regularização da digestão.

12. Atua diretamente no combate à problemas de pele como dermatites, eczemas, lúpus, psoríase e herpes.

13. Um dos principais e mais procurados benefícios para o kefir, é na perda de peso, pois acentua amplamente a assimilação dos nutrientes e equilibra de maneira geral as funções do organismo, o que provoca uma sensação agradável de saciedade, reduzindo o hábito de comer apenas por compulsão, depressão, entre outros.

Para cada intervalo de fermentação, o kefir de leite produz efeitos diferentes no organismo, confira abaixo:

  • Após 12 horas de fermentação,  produz um efeito laxativo no intestino;
  • Após 24 horas de fermentação, produz um efeito laxativo mais leve, o que é ideal para quem tem fluxo intestinal normal;
  • Após 40 horas de fermentação, ele prende o intestino.

O kefir, especialmente o de leite, pode ser utilizando nos “lanchinhos”, substituindo outros alimentos mais calóricos, mesmo quando batido com frutas e cerais (neste caso, evitando o uso de açúcar e mel).

Envie seu comentário