Cuidados Com a Alimentação – Parte 1

Cuidados Com a Alimentação – Parte 1

Você sabe quais são os princípios da boa alimentação?

Você sabia que a digestão começa na boca? Isso mesmo, em nossa saliva, existem enzimas que auxiliam no processo digestivo. Por este motivo, precisamos mastigar bem os alimentos antes de engolir. Além disso, para que não haja uma sobrecarga do nosso organismo, é importante nos alimentarmos apenas três vezes ao dia.

A primeira refeição, o desjejum, deve ser a mais importante do dia, com o uso abundante de frutas e cereais integrais. O almoço, deve ocorrer cerca de cinco horas após o desjejum, valendo-se muito de alimentos crus. Já à noite, para evitarmos a sobrecarga do nosso corpo, o ideal é que façamos apenas um lanche leve. Fazendo isso, teremos energia suficiente para o dia e bom sono e descanso à noite.

Fuja dos refinados

Os nutricionistas sempre recomendam o consumo de alimentos integrais, como: arroz integral, macarrão integral, aveia integral, feijão, ervilhas e lentilhas. E o abandono de alimentos refinados, como: açúcar refinado, pão branco, macarrão refinado, bolos, tortas, doces e sobremesas açucaradas. Pois esses alimentos, passam por um processo químico no qual há perda significativa de fibras, sais minerais e vitaminas, tornando-se assim, alimentos pobres em nutrientes e ricos em calorias. O consumo de alimentos integrais, ajudam nosso organismo, a manter o nível ideal de açúcar no sangue.

Quando ingerimos alimentos com grande teor de açúcar, o nível de açúcar aumente drasticamente, podendo causar prejuízos para o equilíbrio do organismo. Dentro muitos desses problemas, destacam-se:

  • O rápido aumento da adrenalina, do colesterol e dos triglicerídeos
  • A piora da visão
  • O aumento da probabilidade de obesidade
  • A osteoporose
  • E problemas gastrointestinais.

Além dos problemas destacados acima, o excesso de açúcar causa diminuição da capacidade de aprendizado em crianças e pode até alimentar  células cancerígenas.

Esses dados nos indicam que precisamos ter cautela com a quantidade de doces e açúcares que consumimos. O ideal, é que se formos adoçar algum alimento, o açúcar mascavo é o mais recomendado, pois esse tipo de açúcar não passa pelo processo de refinamento, mantendo assim, os nutrientes naturais que são extraídos da cana-de-açúcar.

Cuidado com o sal!

Outro grande vilão na alimentação saudável, é o sódio, mais conhecido como o sal de cozinha. Ele este presente e escondido em diversos alimentos industrializados, tais como: carnes, embutidos, enlatados e salgadinhos. O excesso de sol, produza a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Por isso, é necessário que prestemos muita atenção à quantidade de sal que ingerimos e que limitemos seu uso diário.

Envie seu comentário