Descubra os benefícios do arroz parboilizado

Descubra os benefícios do arroz parboilizado

O processo de parboilização foi descoberto por acaso, pelo químico e nutrólogo inglês Eric Huzenlaub, no inicio do século XX. Ao percorrer as tribos da Índia e África, cuja alimentação básica era o arroz, pode-se constar grande ocorrência da doença beribéri, causada por insuficiência vitamínica nas populações que consumiam o arroz sem a parboilização.

E entre aqueles que utilizavam o arroz parboilizado, nenhum havia sido encontrado nenhum sintoma de anormalidade.

Na época, um processo primitivo, no qual o arroz em casca era mergulhado em potes de barro com água à temperatura ambiente. Em seguida, era secado ao sol ou em chapas aquecidas e, posteriormente descascado.

Arroz Parboilizado
Na década de 1940, Huzenlaub associou-se ao americano Gordon L. Harwell e fundaram nos Estados Unidos a Converted Rice, Inc., a primeira empresa de arroz a utilizar tecnologia na parboilização do produto. No Brasil, a tecnologia de parboilização foi introduzida na década de 1950.

O arroz parboilizado era conhecido como arroz Malekizado ou também como: amarelão, amarelo e macerado.

A parboilização é o processo hidrotérmico no qual o arroz em casca é imerso em água potável a uma temperatura acima de58°C, seguidos de gelatinização parcial ou total do amido e secagem.

Arroz ParboilizadoMas o que isso significa? O arroz, durante o processo de parboilização, sofre um pré-cozimento, em que os nutrientes do pericarpo são parcialmente passados para a cariopse do grão. O arroz parboilizado é naturalmente mais nutritivo, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo. Seu sabor característico e seu tom amarelado são decorrentes da mudança da estrutura do amido e fixação dos nutrientes, o que indica que o arroz parboilizado tem preservadas suas propriedades nutritivas naturais.

A palavra parboilizado tem origem na adaptação do termo inglês parboiled, proveniente da aglutinação de partial + boiled, ou seja, parcialmente fervido.
Veja abaixo o passo a passo do processo de parboilização do arroz:

A parboilização é realizada através de três operações básicas:Arroz Parboilizado

  1. Encharcamento: o arroz em casca é colocado em tanques com água quente por algumas horas. Neste processo, as vitaminas e sais minerais que se encontram na película e germe, penetram no grão à medida que este absorve a água.
  2. Gelatinização: Processo Autoclave – o arroz úmido é submetido a uma temperatura mais elevada sob pressão de vapor, ocorrendo uma alteração na estrutura do amido. Nesta etapa, o grão fica mais compacto e as vitaminas e sais minerais são fixados em seu interior.
  3. Secagem: O arroz é secado para posterior descascamento, polimento e seleção.

Veja os benefícios deste alimento:

  • Rico em vitaminas e sais minerais, devido ao processo de parboilização;
  • Quando cozido, fica sempre soltinho;
  • Rende mais na panela;
  • Requer menos óleo no cozimento;
  • Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;
  • Alto grau de higiene no processo de industrialização;
  • Conserva-se por mais tempo.

Fonte: www.abiap.com.br

Envie seu comentário