Kefir: Descubra as Diferenças e Benefícios do Kefir de Leite e Água

Kefir: Descubra as Diferenças e Benefícios do Kefir de Leite e Água

Capaz de fermentar o leite ou a água em cerca de 24 horas, os “grãos” de kefir podem transformar a água ou o leite em uma bebida probiótica que possui diversos benefícios medicinais para nossa saúde. Além claro de ser uma alimento natural, que você pode utilizar em diversas receitas, ele é rico em vitaminas, cálcio e diversos outros nutrientes.

Se você ainda não conhece, se já ouviu falar ou até mesmo conhece, e que saber mais sobre seus benefícios, você está no lugar certo.

Os benefícios do kefir vão desde a redução do mau colesterol até o controle da hipertensão e perda de peso.

Mas, o que é kefir?

Antes de tudo, é importante saber ele não é vendido em nenhum lugar. Por seguir uma tradição, ele é doado para ser cultivado em casa. Algumas pessoas pedem apenas uma pequena contribuição de água ou açúcar mascavo para continuar o cultivo.

Vale lembra que dá trabalho para manter a colônia sempre viva e saudável, tanto que muitos adeptos, se referem aos seus grãos, como “filhos”, “filhotinhos” e até mesmo “bebês”.

Durantes séculos, o kefir tem sido utilizado na medicina popular asiática e européia, devido suas inúmeras propriedades nutritivas.

O kefir é um probiótico caseiro, um alimento vivo, uma colônia natural de micro-organismos, como lactobacilos, leveduras, fungos, proteínas e bactérias “do bem”. Que o tornam em um superalimento capaz de melhorar a imunidade do organismo e ajudar no combate de várias doenças.

A fermentação é infinita, fazendo com que seja possível ter este super alimento por tempo indeterminado, desde que as regras de armazenamento e higiene sejam sempre mantidas.

Confira abaixo as diferenças e benefícios entre o kefir de água e de leite e antes de começar a cuidar de seus grãos, leia este post sobre algumas Dicas Básicas de Manuseio para o kefir.

Benefícios do Kefir de Água

Proteção para o sistema digestivo: As bactérias que se encontram presentes no kefir de água, são uma das bactérias mais potentes já vistas, sendo mais potentes até que as presentes em iogurtes comuns. Por se tratarem de “bactérias do bem”, elas são responsáveis por inibir o crescimento de outras bactérias ruins em nosso corpo, como as responsáveis pelo aparecimento de úlceras e fortes gastrites.

Ele é responsável também por liberar toxinas do nosso organismo, otimizando assim a função do intestino e prevenindo desde prisões de ventre até diarreias.

Propriedades Anti-inflamatórias: Por possuir propriedades anti-inflamatórias, ele colabora na prevenção e atua diretamente em problemas respiratórios ou até mesmo arterial, como excesso de gordura no sangue e em veias essências.

Combate ao Câncer: Estudos indicam que o consumo regular deste alimento, diminui consideravelmente as chaces do avanço desta doença, aumentando assim a sobrevida do pacite. Sendo assim considerado um verdadeiro aliado na luta contra o câncer.

Emagrecimento: Além de melhorar a saúde como um todo, o kefir de água colabora no processo de emagrecimento. Além de ser um alimento com baixos índices calóricos, ele possui também alguns pontos fortes quando o assunto é emagrecimento, como inibir a vontade de se consumir doces, fornecer uma sensação de saciedade ao longo do dia e por “consequência” reduz o consumo de calorias durante o dia.

Regulagem do Sono e Ansiedade: Por possuir um efeito calmante, ele atua também na regulagem da depressão, autismo, ansiedade e sono, aumentando a capacidade de dormir bem à noite. Por colaborar no controle e redução da ansiedade, faz com que seja possível lidar melhor com os problemas do dia-a-dia e na compulsão alimentar, que é muito comum entre as pessoas que possuem dificuldade da perda de peso.

Benéfico Para a Pele: Alivia os sintomas de eczema, psoríase e acne. Melhora também a tez da pele, configurando as manchas de idade.

Modo de Preparo do Kefir de Água

É importante lembrar que, quanto maior for a temperatura do ambiente de armazenamento, mais rápido será o processo de fermentação. De acordo com o tempo em que você irá deixa-lo em processo de fermentação, menos doce ficará a água do kefir.

O ideal mesmo, é fazer alguns testes para ir verificando qual o tempo, temperatura e ponto que melhor irá funcionar para o seu paladar.

Siga o processo de preparo abaixo:

  1. Aqueça 250ml de água filtrada ou mineral;
  2. Adicione 150gr ou 20 colheres de açúcar (mascavo ou demerara) e misture até que se dissolva bem;
  3. Complete com mais 750ml de água filtrada ou mineral;
  4. Deixe esfriar até que atinja a temperatura ambiente e coloque num recipiente de vidro;
  5. Adicione os grãos de kefir de água – cerca de 3 a 4 colheres de sopa para cada litro de água;
  6. Cubra o recipiente de vidro com um papel toalha, voal ou gaze e prenda com um elástico.
  7. Deixe fermentar entre 24 e 72 horas em temperatura ambiente num local afastado da luz, como exemplo, num armário;
  8. Após fermentar, coes os grãos de kefir e armazene o líquido fermentado num recipiente com tampa e leve a geladeira.

Após coar os grãos, você pode voltar com eles para um recipiente com água e açúcar (seguindo os mesmos passos acima) para reiniciar o processo.

Após o processo de fermentação, você irá obter um líquido com um cheiro a fermentado e a água irá apresentar um sabor meio ácido. O consumo da água após o processo, poderá ser feito pura ou adicionando sabor, como polpas de frutas, frutas frescas ou secas para dar aquele sabor diferente.

Benefícios do Kefir de Leite

Combate ao Câncer: Assim como o kefir de água, nesta qualidade de grãos, o consumo regular deste alimento, diminui consideravelmente as chaces do avanço desta doença, aumentando assim a sobrevida do pacite. Sendo assim considerado um verdadeiro aliado na luta contra o câncer.

Saúde dos Ossos: Estudos comprovam que este probiótico colabora na densidade óssea e ajuda consideravelmente na redução dos riscos de osteoporose. Em pesquisas realizadas, foi descoberto que bebidas fermentadas aumentam a absorção de minerais essências para a construção e reconstrução óssea, como o cálcio e magnésio.

Alergias e Asma:  Possui efeitos positivos que atuam no combate e redução de alergias e asmas.

Inflamação Intestinal: Por possuir altas doses de probióticos, é um tratamento natural e eficaz é um ótimo atuante na inflamação intestinal.

Intolerância à Lactose: Um dos benefícios que mais se destacam, é que o kefir de leite colabora com pessoas que possuem intolerância à lactose. Mas como isso ocorre se o ingrediente principal destes grãos é o leite? Através do processo de fermentação, ocorre uma mudança na composição química dos alimentos. O kefir é um ótimo aliado para pessoas que possuem problemas de saúde relacionados à lactose.

O ideal mesmo, antes que realizar o consumo do kefir de leite, é realizar um teste, colocando uma pequena gota do kefir após fermentado na parte inferior de seu braço ou pulso e deixando secar, ou até mesmo adicionar algumas gotas em alguma bebida ou alimento, e verificar se após um prazo de 24 horas, se não houver nenhuma inflamação ou reação alérgica, você poderá ir aumentando aos poucos a quantidade até que se tenha certeza que não irá apresentar nenhuma reação à ela.

Se após a realização dos teste, você comprovar que não ouve nenhuma reação alérgica, você poderá incluir em sua dieta diária o kefir de leite sem nenhum problema.

Emagrecimento: assim como o kefir de água, além de melhorar a saúde como um todo, o kefir de leite também colabora no processo de emagrecimento. Além de ser um alimento com baixos índices calóricos, ele possui também alguns pontos fortes quando o assunto é emagrecimento, como inibir a vontade de se consumir doces, fornecer uma sensação de saciedade ao longo do dia e por “consequência” reduz o consumo de calorias durante o dia.

Modo de Preparo do Kefir de Leite

  1. Adicione 1 litro de leite integral de boa qualidade em um recipiente de vidro devidamente limpo;
  2. Adicione os grãos de kefir de letie – cerca de 2 a 4 colheres de sopa para cada litro litro de leite integral de boa qualidade;
  3. Cubra o recipiente de vidro com um papel toalha, voal ou gaze e prenda com um elástico.
  4. Deixe no processo de fermentação entre 24 e 48 horas em temperatura ambiente e longa de luz (pode ser que em temperaturas mais quentes a fermentação ocorra em cerca de 12 horas);
  5. Após fermentação, coe os grãos de kefir e armazene o líquido fermentado em um recipiente com tampa;

Após coar os grãos, você pode voltar com eles para um recipiente limpo com leite integral de boa qualidade para reiniciar o processo.

O leite de kefir, também chamado de iogurte de kefir, após coado, deverá ser armazenado em um recipiente devidamente limpo e tampado, na geladeira.

Pode-se consumir o iogurte de kefir puro, ou ainda, bater com frutas frescas de acordo com o seu paladar. Pode-se também dessora-lo, que é um processo que o deixa mais consistente e firme, muito semelhante ao iogurte grego ou até mesmo estilo cream cheese. Existem diversas receitas para o iogurte de kefir, que iremos tratar mais breve.

Para receber nossas próximas matérias, não deixe de se inscrever para receber diretamente no seu Facebook. E lembre-se:

A sua saúde começa pela boca. Por isso, faça boas escolhas na hora de se alimentar.

Envie seu comentário