Kombucha: dez motivos para beber todos os dias

Kombucha: dez motivos para beber todos os dias

Kombucha, você já ouviu falar desta bebida, que é considerada o “elixir da saúde”? O kombucha é uma bebida efervescente, feita através do processo de fermentação do chá e vem conquistando pessoas que buscam qualidade de vida e saúde. Entre alguns de seus benefícios, pode-se destacar sua ajuda no processo de desintoxicação do organismo, alivia os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), gera sensação de saciedade e produz energia extra para o dia a dia.

O Kombucha faz parte da familia do kefir, que é outro probióticos que vem ganhando vários adeptos nos últimos tempos. Esta bebida possui um modo de preparo específico, no qual consiste em alimentar uma colônia de micro-organismos, os quais ao final, produzem uma bebida muito nutritiva, que ficou conhecida por muitos como o “elixir da saúde”.

O processo de fermentação, é realizado a partir da infusão de chá (geralmente chá verde ou preto), juntamente com alguma fonte de glicose, que pode ser uma fruta ou até mesmo o açúcar. Ao optar pela utilização de frutas como fonte de glicose, pode-se utilizar qualquer fruta, de acordo como o seu gosto. Uma dica, seria utilizar o chá verde, juntamente com gengibre e mel.

Kombucha Refrigerante Natural

Este processo de fermentação, acaba gerando a produção de oxigênio. Com isso, a bebida fica levemente gasosa, lembrando um refrigerante natural.

Por possuir uma função probiótica, melhorara o funcionamento do intestino, e por consequência, aumenta a imunidade e auxilia na produção de serotonina, reduzindo assim as chances de depressão, enxaqueca e a compulsão. E por ser ácida, possui ação antibiótica, agindo como um anti-inflamatório natural.

Esta bebida, praticamente não possui contra-indicações, mas por conta na cafeína presente no chá, não é indicada para pessoas que sofram com problemas de hipertensão, grávidas e lactantes. Seu uso é liberado também para crianças a partir dos 5 anos, porém em doses pequenas.

Kombucha Refrigerante NaturalComo Consumir

Seu consumo pode ser realizado num processo detox, ingerindo 500ml uma vez por semana, para realizar a limpeza do organismo, e depois, como processo manutenção, o ideal é ingerir doses pequenas de 100ml diariamente. E caso você já conheça os benefícios do kefir e tenha em sua casa, utilize-o intercalando com o kombucha, já que são bactérias diferentes.

Confira também alguns Benefícios do Kefir.

Melhores Horários Para Consumo

Os melhores horários para que você possa saborear esta deliciosa bebida, são sempre pela manhã, ao acordar e em jejum, ou antes de dormir. Mas vale lembrar, que caso o você faça o consumo a noite, antes de dormir, o ideal para deixar os probióticos agirem da melhor forma no organismo, é que não se consuma nenhum outro tipo de alimento.

Dez Benefícios do Kombucha

Kombucha Refrigerante Natural1. Possui ação probiótica, por ser um alimento rico em micro-organismos que são benéficos para nossa saúde, o kombucha, possui bactérias e leveduras que auxiliam no fortalecimento da flora intestinal.

2. Por ser uma bebida ácida, auxilia no equilíbrio dos níveis de PH sanguíneo, tornando nosso corpo mais forte no combate de doenças.

3. Age como desintoxicante limpando o organismo, eliminando toxinas através das fezes.

4. Benéfico para fígado, rins e pâncreas.

5. Fortale o sistema imunológico, auxiliando no equilíbrio da flora intestinal, protegendo assim nosso organismo de viroses.

6. Por ter sua base em chás verdes, é rico em antixoxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres e ajudando no processo de prevenção de diversos tipos de câncer.

7. Por produzir serotonina (hormônio que gera senão de bem-estar), auxilia na redução de sintomas da ansiedade, depressão, tensão pré-menstrual (TPM), menopausa e até mesmo enxaquecas.

8. Auxilia no combate e prevenção de diabetes, por reduzir o tempo de digestão dos carboidratos, diminuindo assim os níveis de açúcar no sangue.

9. Produz energia extra par ao dia a dia.

10. Auxilia no processo de emagrecimento, pois gera sensação de saciedade e não é calórica. Um copo de 250ml da bebida, possui cerca de 40kcal.

Envie seu comentário