Obter proteínas através de hortaliças é possível?

Obter proteínas através de hortaliças é possível?

Um nutriente mais que essencial para nosso corpo e organismo, as proteínas também podem ser encontradas em folhas como couve e coentro.

Hoje no mundo fitness, muitos aderem a dieta de proteínas para se obter mais resultados nos treinos, através de alimentos como peito de frango e ovos. Mas o que poucos sabem, é que este nutriente está presente em diversos outros alimentos, como em hortaliças (couves, coentro, brócolis, espinafre, entre outros).

A proteína é um nutriente essencial para nosso corpo, muitos especialistas dizem que não haveria vida se não possuíssemos as proteínas, pois ela é responsável por inúmeras funções ao longo de nossa vida, como por exemplo, toda a formação de nossa estrutura corporal: pele, músculos e cabelos.

As proteínas, são formadas através da combinação de aminoácidos, muitos deles já produzidos em nosso próprio corpo. Porém existem alguns aminoácidos essenciais ao nosso organismo, que nosso corpo não é capaz de produzir, e por esse motivo, precisamos ingeri-los através de alimentos.

Alguns dos sinais que nosso corpo está precisando de precisando de proteínas, são os sinais de fraqueza, recorrente de perda muscular. As proteínas precisam estar em nossa alimentação diária, sendo distribuídas entre as refeições que realizamos.

Muitas pessoas possuem uma ideia de que só é possível adquirimos proteínas através de fontes animais, como carne, ovos e leite. Esta concepção, está totalmente errada, é possível também encontrarmos este nutriente em fontes vegetais, através de verduras, grãos e hortaliças.

Vale lembrar, porém, que a quantidade encontrada em fontes vegetais, são inferiores que as encontradas em fontes animais. Por este motivo, é importante realizar uma junção desses alimentos e variar entre as fontes de proteínas.

Entre as fontes vegetais, na lista de hortaliças, alguns tipos possuem um alto índice de proteínas. O coentro, que é considerado um ingrediente típico em diversas receitas, a cada 100 gramas do mesmo, é possível obter 20 gramas apenas de proteínas.

Por esse motivo, os vegetarianos e veganos não ficam com deficiências de proteínas, por utilizarem de fontes vegetais para obter este importante nutriente. Porém é preciso ficar bem atendo às quantidades, para que se possa obter o mínimo necessário de proteínas para manter o corpo saudável. Como nas fontes vegetais os níveis de proteínas são menores que em fontes animais, muitas vezes é preciso recorrer a fontes suplementares.

Para que se possa obter o máximo de nutrientes que as hortaliças possam fornecer, o ideal, é sempre as consumir cruas. O consumo juntamente a um carboidrato, facilita a absorção de proteínas pelas células.

Uma outra forma de consumir hortaliças cruas, é através de sucos, muitos utilizam a couve crua.

Confira abaixo algumas informações importantes:

Função em nosso organismo

As proteínas atuam no sistema de defesa do nosso organismo, combatendo e neutralizando bactérias, vírus e outros elementos. São responsáveis também pela formação de músculos, peles, órgãos e cabelos. E sem ela, nosso corpo apresenta sinais de fraqueza muscular.

Onde obter?

É possível encontrar proteínas em fontes animais e vegetais. Em fontes animes animais, através da carne, ovos e leite. Em fontes vegetais, através de verduras, legumes, grãos, oleaginosas e hortaliças (couve, coentro, brócolis, espinafre, entre outros).

Entre as fontes vegetais, o coentro é um dos campeões e encontra-se no topo da lista, uma porção de 100g, possui 20g de proteínas. Outros que compões o topo da lista são: couve, brócolis, espinafre, agrião, ora-pro-nobis, rúcula, taioba e folhas de mostarda.

Formas de consumo

O consumo de proteínas depende de cada biótipo, rotina, condições de saúde e níveis de atividade de cada indivíduo. A indicação de consumo diário para uma pessoa saudável e que possui uma rotina normal, é de 1,0g a 1,5g de proteínas por quilo.

Para que se possa obter o máximo de nutrientes que as hortaliças possam fornecer, o ideal, é sempre as consumir cruas. O consumo juntamente a um carboidrato, facilita a absorção de proteínas pelas células.

Envie seu comentário