Ora-pro-nóbis: Veja para que serve e seus benefícios

Ora-pro-nóbis: Veja para que serve e seus benefícios

Indicado para tratamento de cistite, úlceras, prevenção de varizes, anemia, fortalecimento do sistema imunológico, integridade da visão, prevenir problemas na gestação, manter ossos e dentes fortes, prevenção do câncer de cólon.

Originária do continente americano, a planta ora-pro-nóbis, conhecida também cientificamente como Pereskia aculeata, é encontrada de forma abundante em diversas regiões brasileiras. Sua floração acontece apenas por apenas um dia, geralmente entre
os meses de Janeiro e Abril e seus frutos amarelados e redondos, começam a aparecer entre Junho e Julhos.

Ora-pro-nóbis

Pereskia aculeata

A espécie tem flores brancas que podem servir como alimento. A variedade comestível tem flores com o miolo alaranjado e folhas médias e suculentas.

Propaga-se por meio de estacas plantadas em solo fértil enriquecido de matéria orgânica. Depois de enraizada, é transplantada para o local definitivo. Em épocas de chuva pode ser plantada diretamente no local definitivo. Seu desenvolvimento, quando propagada por estaquia, é lento nos primeiros meses mas, após formação das raízes, tem o crescimento bastante acelerado.

A pereskia aculeata não deve ser confundida com a pereskia grandifolia ou a pereskia bleo, que têm flores róseas. Essas espécies, muito comuns no brasil, são difíceis de serem diferenciadas sem a florada.

USOS E BENEFÍCIOS

Suas propriedades já são bastante conhecidas justamente pelas pessoas que vivem nas zonas rurais, e a cultivam em seu quintal como remédio e alimento. Foi a partir desse conhecimento popular que a ora-pro-nóbis passou a chegar às grandes cidades, ainda de forma bastante tímida.

Por possuir um alto teor de fibras, ela ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo assim uma sensação de saciedade. O chá feito através de sua folhas, possui função depurativa, o que é indicado para processos inflamatórios como: cistite e úlceras e prevenção de varizes.

Ora-pro-nóbis

Pereskia aculeata

Os índices de ferro presentes nesta planta, são essenciais para pessoas que possuem anemia, sendo necessário utilizá-la com mais frequência para o tratamento. Possui também uma alta concentração de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de uma série de doenças. Por conter também a vitamina A (retinol) em grande quantidade, ele se torna ótima para a pele, e auxilia em manter a integridade da visão.

As folhas da ora-pro-nóbis podem ser consumidas e preparadas como qualquer outra verdura. Ela possui uma textura macia, tem um sabor neutro. Pode ser usada no preparo de chás, ou como ingrediente no preparo de recheios de salgados, saladas, sopas e refogados.

 
Seu consumo na opção in natura, é considero uma ótima opção de alimento, principalmente por pessoas que não realizam o consumo
de carne, por conter aproximadamente 25% de sua composição de proteína, e é uma rica fonte de aminoácidos como lisina e o triptofano.

Os princípios da planta ajudam na prevenção de tumores no intestino, câncer de cólon, diabetes, no tratamento de furúnculos, sífilis e contribui na diminuição dos níveis de colesterol ruim.

Envie seu comentário