Substitutos Saudáveis Para a Manteiga e Margarina

Substitutos Saudáveis Para a Manteiga e Margarina

Aquele pãozinho nosso de cada dia, pode ganhar acompanhamentos muito mais saudáveis e saborosos do que a manteiga e a margarina. Embora a manteiga e margarina, sejam os preferidos na mesa de grande parte da população, esses possuem seus pontos positivos e negativos, que podem ser vistos neste artigo: “Manteiga ou Margarina? Qual a melhor opção para nossa saúde?“.

Confira algumas dicas e receitas fáceis para fazer substituições saudáveis e diminuir (ou excluir, se necessário) o consumo de manteiga e margarina do seu cardápio:
Manteiga de Oleaginosas: Uma das alternativas caseiras bem saudável, feita com castanhas como amêndoas, avelãs ou nozes. Seu preparo é fácil e você poderá utilizar em diversas receitas. Para preparar esta manteiga, basta tostar as castanhas e passá-las no processador até obter um pasta, feito isso, você pode utilizar-se de sua criatividade diversificando os sabores, adicionando cacau em pó, mel, entre outro produtos (dê preferencia sempre a produtos saudáveis e naturais).

Pasta de Amendoim

 
Este tipo de manteiga, é muito benéfica para nossa saúde, pois as castanhas, que sua base, possuem uma grande quantidade de gorduras boas, como ácidos graxos mono e poli-insaturados, além de vitaminas B e E, cálcio, ferro, magnésio, que ajudam na melhoria da imunidade e no controle da pressão arterial.

Manteiga de Azeite Extra Virgem: Neste caso, o ideal é utilizar azeites extra virgem que possuem acides máxima entre 0,5% e 0,8%, e que estejam acondicionados em vidros escuros, o que contribui para a preservação da qualidade do produto. Para preparar esta manteiga, você também pode utilizar erves e outros condimentos e/ou especiarias como preferir.
A utilização do azeite extra virgem, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol e ruim e aumento o colesterol bom. Além disso, ele ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, possui efeito anti-inflamatório, ajuda na redução da gordura visceral e melhora a saúde da pele.

Para preparar esta manteiga, misture o azeite e as ervas (salsinha desidratada, orégano, manjericão desidratado, alecrim) e leve à geladeira para endurecer. Você também pode colocar em forminhas de gelo, e você terá a quantidade exata para utilizar em algumas receitas.
Óleo de CocoManteiga de Coco: O coco é considerado uma das frutas mais completas. Ele é rico em composto fenólicos, que são antioxidantes que agem em nosso organismo contra os radicais livres. Ajuda também a relaxar os nervos e os músculos, controlar o nível de pressão arterial, além de realizar o controle do açúcar no sangue. Contribui também na redução de inflamações e o melhor, auxilia no processo de emagrecimento.

O processo de preparo da manteiga de coco, pode ser considerado uma das mais fáceis, pois basta bater o coco até obter uma massa homogênea no processador ou ainda, utilizar o óleo de coco colocando em forminhas de gelo ou em algum outro recipiente de seu gosto. Veja outros Benefícios do Óleo de Coco.
Tahine: creme de gergelim que já é vendido pronto.

Pastas de grão de bico (húmus), de tofu também são opções saudáveis para utilizar como acompanhamentos em pães frescos, torradas e até mesmo bolachas. Já para o preparo de bolos e tortas, é recomendado que se utilize sempre óleos vegetais, tais como de canola, girassol ou de coco, inclusive para untar formas, pois eles apresentam benefícios bem semelhantes aos do azeite extra virgem.
Vale lembrar que estas trocas favorecem nossa saúde, porém, não têm efeito para quem quer utilizar no processo de emagrecimento, uma vez que as sugestões acima, podem apresentar praticamente a mesma quantidade de calorias que manteiga e a margarina fornecem.

Envie seu comentário